7 de novembro de 2009

Registrando...


Fim do primeiro dia...







Fim do segundo dia...

3 de novembro de 2009

Abertura VI POSCOM PUC-Rio

Na quinta-feira, 05 de novembro, e na sexta-feira, 06 de novembro, será realizado o VI POSCOM (Seminário dos alunos do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio) com o tema Mídias Convergentes, Conhecimentos Integrados: A Convergência de Meios de Comunicação na Sociedade Contemporânea, das 09h às 19h, na Sala 102-K, 1º andar do Edifício Kennedy. O encontro tem o objetivo de promover o diálogo entre mestrandos e doutorandos de Comunicação e áreas conexas através da submissão de artigos científicos e é dividido em Grupos de Trabalho (GTs).




Na quinta-feira, 05 de novembro, o VI POSCOM contará com mesa de abertura com a prof.a e Diretora do Departamento de Comunicação, Angeluccia Habert, prof. Coordenador da Pós-Graduação em Comunicação Miguel Pereira, e palestra de abertura com a jornalista, psicóloga e prof.a da PUC-Rio Ana Maria Nicolaci, que pesquisa os impactos psicológicos produzidos pelas novas tecnologias digitais na sociedade brasileira, membro do Conselho Diretor do Instituto de Mídias Digitais da PUC-Rio e da equipe de pesquisadores do INCT em Web Science. A palestra será seguida de debate mediado pela prof.a Carla Rodrigues do Departamento de Comunicação - PUC-Rio. A abertura do evento será transmitida pelo Portal PUC-Rio Digital http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/


Programação dos GT's - 05 de novembro de 2009 -

Quinta, 05 de novembro de 2009


11:15h às 13:15h: GT 1 –Mídias Convergentes – Interfaces entre mídias tradicionais, conhecimentos conexos e novas mídias

Coordenadores Profs. Renato Cordeiro e Vera Lúcia Figueiredo


14:30 às 16:30h GT 2 - Sociedade, Comunicação e Cultura

Coordenador Prof. José Carlos Rodrigues


17:00h às 19:00h GT 3 - Teorias do Jornalismo e Narrativas Midiáticas

Coordenador Prof. Leonel Aguiar

Programação dos GT's - 06 de novembro de 2009 -

Sexta, 06 de novembro de 2009


09:30h às 12:30h GT 4 - Cinema, Imagens e Representações

Coordenadoras Prof.as Andréa França e Liliane Heynemann

14:00h às 16:00h GT 5 - Novas Mídias, Comunicação e Cibercultura

Coordenadores Profs. Adriana Braga e Marcelo Kischinhevsky

16:30h às 18:30 GT 6 - Publicidade e Práticas de Consumo

Coordenadores Profs. Cláudia Pereira e Everardo Rocha

28 de outubro de 2009

Resumos e Programação dos GT's

Prezados(as),


É com imenso prazer que parabenizamos a todos pelos trabalhos!


Veja os resumos por nome de autor e GT e a programação dos GT's!


Seja bem vindo(a) ao VI Poscom!


Atenciosamente,


Comissão Organizadora VI Poscom PUC-Rio 2009

23 de outubro de 2009

Aviso VI Poscom ( Trabalhos )

Prezados(as),



Devido ao adiamento do prazo de inscrição para envio de trabalho para 18/10, e ao trabalho de produção da Entre.Meios, sofremos também um pequeno adiamento para os resultados.Divulgaremos apenas no dia 26 de outubro (segunda), por email e no blog, a programação dos GT's com os trabalhos aceitos, e os resumos dos respectivos trabalhos assim como avisos e informes referentes ao VI Poscom.


Pedimos a compreensão de todos.


Atenciosamente,


Comissão Organizadora VI Poscom PUC-Rio 2009

16 de outubro de 2009

Inscrições Prorrogadas!! Até 18 de outubro

Prezados Alunos,

Atendendo a pedidos, prorrogaremos o prazo para envio de trabalho do VI Poscom até 18 de outubro (domingo).Não podemos prolongar mais este prazo devido a urgência em produzirmos a Revista Entre.meios em tempo de ser entregue nos dias do evento. Pedimos a compreensão de todos.
Solicitamos também, atenção ao modelo padrão de submissão de artigo, que se encontra no blog.
Mais informações sobre seleção de trabalhos, GT's, programação final e outros detalhes, semanalmente no blog ou por email da Comissão aos participantes.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora VI Poscom PUC-Rio 2009

14 de outubro de 2009

Atenção

Os trabalhos serão aceitos respeitando o limite de trabalhos por GT's, sendo obrigatório ser trabalho individual de autor/aluno de Pós-Graduação em PPGCOM e áreas afins.O aluno poderá mencionar apenas o professor orientador de sua pesquisa/mestrado/doutorado no rodapé do mini-currículo, e o mesmo será indicado como Orientador no texto publicado na revista Entre.meios, em seguida ao nome do aluno.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora VI Poscom PUC-Rio 2009


Modelo de trabalho

Prezados alunos,


Pedimos a todos a colaboração na formatação adequada dos textos para o envio de trabalho e assim facilitar a produção da revista Entre.meios. Favor seguir de acordo com o modelo indicado, clique aqui para fazer o download do modelo. Para salvar o documento, siga as instruções abaixo:
  1. Clique em File;
  2. Selecione Download File as...;
  3. Selecione Word;
  4. Por último clique em Salvar e escolha o local onde o documento será armazenado.


Atenciosamente,


Comissão Organizadora VI Poscom PUC-Rio 2009

9 de outubro de 2009

Atenção

  • Para a participação no evento as inscrições são gratuitas, mediante envio dos trabalhos através do email:poscom2009@gmail.com.

  • Serão aceitos apenas trabalhos individuais de estudantes de Pós-Graduação (mestrandos e/ou doutorandos) em Comunicação Social e áreas afins.

  • É obrigatória a apresentação oral do trabalho enviado pelo aluno em um dos dias do evento, de acordo com a programação dos GT's para a devida publicação na Revista do Poscom, Entre.meios - Revista dos Alunos da Pós-Graduação em Comunicação Social- PUC-Rio, exclusiva do evento.

  • Não serão aceitos trabalhos formatados fora do modelo padrão que se encontra disponível para downoload no item 4 da chamada de trabalhos do blog, assim como trabalhos que não puderem ser apresentados oralmente pelo autor nos dias do evento.

  • Os trabalhos e seus respectivos horários de apresentação e GT's serão informados aos participantes por email.

  • Para mais informações, favor acessar o blog do evento.

  • O prazo final para envio de trabalho será dia 16 de outubro.As inscrições a princípio não serão prorrogadas para otimizarmos a produção da revista a tempo de ser entregue durante o evento. Programe-se para enviar seu trabalho, não deixe para a última hora!! Agradecemos sua participação! 

Comissão Organizadora VI Poscom PUC-Rio 2009

Ementas dos GT's

GT 1 – Mídias Convergentes – Interfaces entre mídias tradicionais, conhecimentos conexos e novas mídias
Coordenadores: Profs. Renato Cordeiro e Vera Lúcia Figueiredo

As convergências e apropriações entre os diferentes dispositivos midiáticos. A convergência de linguagens dos meios tradicionais nas novas mídias. A convergência entre outros campos de conhecimento com a comunicação, as novas tendências e teorias que surgem através das mídias convergentes.Os reality shows, os videoclipes, os e-books, os blog’s, as redes sociais, as tecnologias de celulares e jogos. Um celular ou uma câmera de vídeo capaz de gerar notícias, a integração do leitor ao jornal, o leitor como produtor de conteúdo, o jornalismo colaborativo. As novas formas do texto impresso ser divulgado na atualidade.Imagem.Fotografia, simulacro e realidade.A televisão digital como exemplo de mídias convergentes, a televisão tradicional com a internet e a interatividade.A internet como canal para distribuição de informação. O rádio e sua amplitude com a internet, seu alcance mundial com as web rádios, a convergência midiática e a possibilidade do usuário colocar suas produções radiofônicas na rede.O uso das novas tecnologias no jornalismo, na publicidade, no cinema.Arte e Tecnologia.Como os meios de comunicação adotaram a postura de convergir, as diferentes formas como o conteúdo é exibido na atualidade.A convergência midiática e o uso de conteúdo em vídeo por empresas de comunicação através de sites.


GT 2 - Sociedade, Comunicação e Cultura
Coordenador: Prof. José Carlos Rodrigues

As interfaces dos campos da comunicação e da antropologia. A produção cultural, a reflexão e as peculiaridades das culturas urbanas e juvenis. As teorias e as relações entre as diferentes culturas e os modelos de comunicação. A cultura midiática, cultura de massa, popular e erudita. As representações culturais da visualidade, da oralidade, da gestualidade e os territórios simbólicos.


GT 3 - Teorias do Jornalismo e Narrativas Midiáticas
Coordenador: Prof. Leonel Aguiar

O jornalismo e a construção das narrativas midiáticas.Produção, circulação e recepção. O jornalismo como campo de conhecimento e a teoria do jornalismo como um capítulo da teoria da comunicação. A história do jornalismo, metodologias para o seu estudo, a produção jornalística como objeto de análise e a intersecção desses temas com a sociedade e com a convergência de mídias.


GT 4 - Cinema, Imagens e Representações
Coordenadora: Profa. Andréa França

Reúne pesquisas sobre os modos de produção e recepção, além de análises dos conceitos, estéticas, representações e narrativas das mídias audiovisuais: a fotografia, o cinema, televisão e/ou o vídeo. Contemplam dinâmicas sócio-culturais e/ou identitárias. A produção de subjetividades a partir das interações e exibições produzidas nesses contextos. O estudo sobre o acervo de obras acumulado durante sua história. 


GT 5 - Novas Mídias, Comunicação e Cibercultura
Coordenadores: Profs. Adriana Braga e Marcelo Kischinhevsky

Estudos e pesquisas em criação, produção e reflexão sobre práticas criativas em tecnologias digitais: sistemas multimídia, interfaces computacionais e redes de comunicação entre outros processos. Abrange questões da cibercultura e das tecnologias digitais. A Comunicação Mediada por Computador e seus efeitos sobre a indústria da comunicação e a sociedade. Novas formas de mediação. Estudos da linguagem própria ao meio através da análise da convergência, hipertexto e imersão.


GT 6 - Publicidade e Práticas de Consumo
Coordenadores: Profs. Cláudia Pereira e Everardo Rocha

A publicidade como campo de atuação e do estudo da mídia nas suas diversas conexões com as práticas do consumo. Contribuição teórico-metodológica para a compreensão do consumo como sistema cultural e como fenômeno capaz de explicar dimensões essenciais da vida da vida social cotidiana. Publicidade e propaganda como instrumento das estratégias de comunicação e produção de comunicação. Os processos de comunicação e informação e os impactos socioculturais da comunicação orientada para o mercado. Publicidade e novas tecnologias.